Submissão de Propostas

O I Encontro de Arte e Cultura da UFRJ prevê que as propostas inscritas sejam apresentadas através de “rodas de conversas”. Os proponentes deverão fazer uma breve apresentação oral, ilustrada com o poster digital que deverá ser anexado em formato .PDF no formulário de inscrição.

O poster digital deve seguir a formatação apresentada no Template, respeitando o limite de apenas uma página/prancha/slide e a limitação de caracteres, pois o objetivo é de uma exposição rápida para favorecer a troca e o debate dos participantes.

Baixe aqui o Template Modelo do Poster Digital

Conheça abaixo os Eixos Temáticos. Clique neles para exibir os trabalhos que serão apresentados:

1-ARTE E CIÊNCIAS

Iniciativas de ensino, pesquisa e/ou extensão que abordem as relações entre artes e ciências, seja sob o enfoque da criação artística per si, seja através da utilização de novas tecnologias. Também serão aceitos trabalhos de caráter inter, trans e multidisciplinar que reflitam sobre a divulgação científica através das artes.

2-ARTE, CRIAÇÃO E DIFUSÃO

Iniciativas de ensino, pesquisa e/ou extensão que contemplem as discussões teórico-práticas das artes em geral, evidenciando os processos de criação e circulação, de forma conjunta ou não, assim como o fazer artístico e os desafios de sua difusão, as perspectivas de fomento e sustentabilidade e as questões sobre a formação de público/plateia.

3-ARTE, CULTURAS POPULARES E SABERES TRADICIONAIS

Iniciativas de ensino, pesquisa e/ou extensão que contemplem o popular não apenas como reminiscência ou símbolo de tradição, mas também em suas versões contemporâneas, propiciando um diálogo multi, inter e transdisciplinar que discuta as estéticas espontâneas. Buscam-se ainda iniciativas que contemplem a promoção do intercâmbio entre saberes tradicionais – tais como os saberes indígenas, quilombolas e de outras comunidades – e o formalismo acadêmico, de modo a construir uma aproximação horizontal, não hierárquica.

 4-ARTE, CULTURA E TECNOLOGIA

Iniciativas de ensino, pesquisa e/ou extensão que envolvam as múltiplas formas de articulação entre as artes e os processos e expressões culturais, de um lado, e as tecnologias, analógicas ou digitais, particularmente aquelas práticas e experiências  que tenham centralidade na utilização de mídias digitais.

5-ARTE E HISTÓRIA

Iniciativas de ensino, pesquisa e/ou extensão que contemplem a arte em geral e a arte brasileira, especialmente, a produção acadêmica multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar em que se entrecruzam a História da Arte e as Ciências Sociais que analisam o fenômeno artístico e a produção artística do passado e do presente.

6-ARTES, IDENTIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL

Iniciativas de ensino, pesquisa e/ou extensão que contemplem as discussões teórico-práticas da produção artística em suas diferentes linguagens, que dialoguem com a promoção ou deslocamentos de identidades ou dos múltiplos de uma cultura na perspectiva da diversidade cultural.

7-ENSINO DE ARTES: EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO SUPERIOR

Iniciativas de ensino, pesquisa e/ou extensão que contemplem as discussões teórico-práticas do processo de ensino e aprendizagem em artes, em suas diversas habilitações, assim como metodologias, práticas pedagógicas e parâmetros curriculares, nos segmentos da educação básica e ensino superior.

8-INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E CIDADANIA CULTURAL

Iniciativas de ensino, pesquisa e/ou extensão que contemplem as discussões teórico-práticas sobre a promoção da cidadania cultural para diferentes grupos identitários e segmentos culturais historicamente excluídos, assim como ações, programas e projetos culturais que promovam a democratização cultural, seja na perspectiva de produção artística e cultural bem como dos direitos de fruição a diferentes conteúdos culturais.

 9-INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS E ESPAÇO URBANO

Iniciativas de ensino, pesquisa e/ou extensão que tragam reflexões sobre o papel das artes nos nossos cotidianos e a sua dessacralização e seu potencial para provocar estranhamentos e deslocamentos em nossas maneiras de estar nos lugares.

 10-JUVENTUDE, CULTURA POPULAR E PERIFERIA

Iniciativas de ensino, pesquisa e/ou extensão que registrem ou proponham experiências e discussões sobre as juventudes, com recorte na pluralidade e nas diferenças culturais, sociais, raciais, territoriais e de gênero, em destaque as produções e construções identitárias na sociedade contemporânea.

 11-MEDIAÇÃO EM ESPAÇOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Iniciativas de ensino, pesquisa e/ou extensão que promovam a reflexão e desenvolvimento de práticas de mediação cultural e artística em equipamentos culturais, bem como iniciativas que contemplem as práticas socioculturais e artísticas realizadas em parceria com movimentos sociais e organizações não governamentais.

12-POLÍTICA, GESTÃO, PRODUÇÃO E DIFUSÃO DA CULTURA

Iniciativas de ensino, pesquisa e/ou extensão que ofereçam reflexões sobre a gestão pública da cultura no ambiente universitário ou a partir dele, sobre o estímulo à difusão das artes, bem como a divulgação do saber científico-cultural e a promoção dos direitos culturais.

Anúncios
Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close